Após mais de 06 meses de trabalho, desde os primeiros estudos no município, chega ao fim o processo de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do Município de João Pinheiro.
Um plano pautado na realidade local, com diagnóstico técnico, diagnóstico comunitário e em acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana – Lei Federal 12.587/2012.

O plano prevê metas e ações para implementação nos próximos 10 anos, abordando eixos importantes do sistema de mobilidade urbana. Entre os eixos de trabalho do PlanMob estão: acessibilidade universal, mobilidade não motorizada, integração da mobilidade com planejamento urbano, segurança nos deslocamentos e racionalização da infraestrutura existente.

Todo o processo de elaboração foi acompanhado pelo Núcleo Gestor Participativo, formado por gestores, técnicos da prefeitura e sociedade, que participaram de capacitações e nivelamento de conhecimento para juntos discutir a mobilidade urbana, com foco no interesse coletivo.

Além do acompanhamento do Núcleo Gestor, diversos encontros de consulta pública foram realizados para entender a demanda da população local. Foram realizadas oficinas com a população local, audiência pública de lançamento e audiência pública de apresentação das demandas e ações.

Para elaboração do diagnóstico e definição das ações, este portal (www.joaopinheiro.altouruguai.eng.br) auxiliou com questionários online de leitura comunitária e disponibilização da versão inicial do PlanMob para consulta pública por 2 meses antes da conclusão e formatação da minuta de lei.

Por fim, uma minuta de projeto de lei, será encaminhada para a Câmara de Vereadores para institucionalização do PlanMob, tornando-o Lei Municipal e garantindo o funcionamento do sistema de monitoramento e gestão participativa do mesmo.